Negociação Responsável - Compreenda os riscos envolvidos

Contratos por Diferença (CFD's) são instrumentos derivados que possibilitam aos traders especular quanto às variações de valor de um ativo sem tomar a titularidade do mesmo ativo. Graças à sua complexidade, negociar CFD's acarreta um alto nível de risco, especialmente para traders iniciantes ou investidores que não estejam suficientemente informados sobre os mercados.

Aprender sobre mercados e compreender os riscos envolvidos não elimina totalmente os riscos inerentes à negociação de CFD’s, mas poderá ajudá-lo a tomar decisões mais informadas, a gerir os fundos investidos de forma mais eficiente e a aplicar uma gestão de risco adequada. Se estiver a iniciar a sua atividade de negociação, por favor visite a nossa página de Começar e registe-se para uma conta de demonstração, de forma a aprender os básicos da negociação. Contas de Demonstração são grátis e ilimitadas, estando desenhadas para ajudá-lo a praticar a negociação ou testar estratégias num ambiente sem risco.

Como utilizar a alavancagem de forma vantajosa

Negociar com a utilização de alavancagem permite aos traders controlar posições que excedam o valor do seu investimento inicial. Se, por exemplo, depositar 1000€ na sua conta, negociar com uma alavancagem de 1:200 permitir-lhe-á controlar posições de 200.000€, o que maximizará os seus lucros, caso o mercado mexa a seu favor.

Se, no entanto, o mercado mexer numa direção desfavorável, a alavancagem aumentará as suas percas. Para se familiarizar com a utilização de alavancagem na negociação, você poderá abrir uma conta de demonstração e ver qual o tipo de alavancagem que melhor se adequa à sua estratégia.

As chaves para uma eficiente gestão de risco

Uma gestão de risco adequada é essencial no mundo do trading. Existem algumas coisas que você pode fazer de forma a garantir uma eficiente gestão de risco:
  • Invista um valor sobre o qual se sinta preparado para perder, caso o movimento de mercado seja desfavorável.
  • Invista num leque de ativos de forma a diversificar o seu risco. Muitos traders, por exemplo, investem frequentemente em Contratos de Futuros para gerir o risco de outras posições que tenham abertas.
  • Negoceie de acordo com a sua estratégia. Tente restringir a colocação de ordens por impulso e preste atenção aos eventos sociopolíticos, bem como aos indicadores económicos, os quais poderão ter impacto no preço de ativos específicos.
  • Utilize ordens Stop Loss e Take Profit com cuidado, de forma a minimizar percas.

Aplicações de Ferramentas FxPro

Disponíveis para Download em

Negociação sem Stress

Negociação real em reais condições de mercado pode causar muito stress, especialmente em traders iniciantes. Os preços dos ativos alteram-se a cada milissegundo e usualmente o mercado movimenta-se de uma forma difícil de prever.

Algum nível de stress durante a negociação é justificável e expectável, especialmente se o mesmo conduzir a decisões calculadas e uma efetiva gestão de risco. Demasiado stress, no entanto, poderá provocar decisões espontâneas prejudiciais para a sua estratégia.

Uma das melhores formas de gerir o stress associado à negociação é tornar a sua estratégia num algoritmo. O nosso construtor visual de estratégias, FxPro Quant, permite-lhe automatizar a sua negociação através da programação dos seus próprios algoritmos sem a utilização de complexa linguagem de negociação. São vários os benefícios da negociação por algoritmos, na medida em que reduz o tempo despendido por si no acompanhamento do mercado, minimiza erros, evita a colocação de ordens por impulso e aumenta o nível de acerto das suas ordens na medida em que todos os cálculos são efetuados por algoritmos.

UP